Galáxia anã espiral vizinha, no ‘bairro cósmico’ da Via Láctea, pelas lentes do telescópio espacial Hubble

Brinquedos 468x60

Na imagem captada pelo telescópio espacial Hubble, das agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), se vê a galáxia anã espiral NGC 5949clique na imagem e veja em alta qualidade.

NGC 5949 é preferida dos astrônomos para estudo sobre galáxias anãs
NGC 5949 é preferida dos astrônomos para estudo sobre galáxias anãs (Foto: Hubble/ESA/Nasa)

Graças à sua proximidade com a Terra – a uma distância de cerca de 44 milhões de anos-luz de nós, colocando-a no ‘bairro cósmico’ da Via Láctea –, a NGC 5949 é a preferida dos astrônomos para o estudo sobre as galáxias anãs.

Continua após a publicidade

Cadastre-se na Newsletter

Com 100 vezes a massa da Via Láctea, a NGC 5949 só é considerada anã por seu número relativamente pequeno de estrelas constituintes.

Apesar de ‘pequena’, a proximidade da permitiu ser captada por telescópios comuns, o que facilitou sua descoberta em 1801, pelo astrônomo William Herschel.

Continua após a publicidade