segunda-feira, outubro 23, 2017
Início > Ciência > Galáxia anã espiral vizinha, no ‘bairro cósmico’ da Via Láctea, pelas lentes do telescópio espacial Hubble

Telescópio espacial Hubble ‘flagra’ galáxia anã espiral vizinha, no ‘bairro cósmico’ da Via Láctea

Na imagem captada pelo telescópio espacial Hubble, das agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), se vê a galáxia anã espiral NGC 5949clique na imagem e veja em alta qualidade.

NGC 5949 é preferida dos astrônomos para estudo sobre galáxias anãs
NGC 5949 é preferida dos astrônomos para estudo sobre galáxias anãs (Foto: Hubble/ESA/Nasa)

Graças à sua proximidade com a Terra – a uma distância de cerca de 44 milhões de anos-luz de nós, colocando-a no ‘bairro cósmico’ da Via Láctea –, a NGC 5949 é a preferida dos astrônomos para o estudo sobre as galáxias anãs.

Com 100 vezes a massa da Via Láctea, a NGC 5949 só é considerada anã por seu número relativamente pequeno de estrelas constituintes.

Apesar de ‘pequena’, a proximidade da permitiu ser captada por telescópios comuns, o que facilitou sua descoberta em 1801, pelo astrônomo William Herschel.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.

00000000000000