segunda-feira, outubro 23, 2017
Início > Ciência > Sobrevoando Júpiter: um impressionante registro da sonda Juno

Sobrevoando Júpiter: um impressionante registro da sonda Juno

Sobrevoando Júpiter: um impressionante registro da sonda Juno

A nave espacial Juno, da Nasa, a agência espacial americana, segue surpreendendo: essa impressionante imagem de Júpiter foi capturada pelo equipamento durante seu oitavo voo sobre o maior planeta do Sistema Solar.

Cientista Gerald Eichstädt processou imagem usando dados da JunoCam
Cientista Gerald Eichstädt processou imagem usando dados da JunoCam (Foto: Nasa/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt)

O registro é do dia 1º de setembro de 2017. No momento em que a imagem foi capturada, a sonda espacial estava a 7,57 mil quilômetros de distância das nuvens mais altas de Júpiter.

O cientista Gerald Eichstädt processou a imagem usando dados da JunoCam.

A sonda foi lançada em 5 de agosto de 2011 e entrou na órbita de Júpiter em julho de 2016. A missão Juno, que deve seguir até fevereiro de 2018, tem como objetivo investigar origem e evolução do planeta, usando nove instrumentos científicos que ajudam a estudar composição, atmosfera, campos gravitacionais e magnéticos e regiões polares. É a primeira vez que os cientistas terão dados sobre o que há abaixo da densa cobertura de nuvens de Júpiter.

Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário; ele é muito importante para mim. Envie sua sugestão de novos assuntos pelo Messenger. Curta e siga o Blog do Maurício Araya no Facebook, Twitter e Instagram; e inscreva-se no canal no YouTube.


000000000
Maurício Araya
Jornalista graduado (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 Maranhão; e vencedor de duas etapas estaduais do Prêmio Sebrae de Jornalismo, categoria Webjornalismo
http://www.mauricioaraya.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *